Sinopse: A Guerrilha do Araguaia foi uma parcela na longa cadeia das lutas populares do Brasil, como por exemplo, a Cabanagem, Guararapes, Canudos, Contestado, Revolta da Chibata e Quilombo dos Palmares. Foi um movimento rural armado cujo combate mobilizou o maior número de tropas brasileiras desde a II Guerra Mundial, que ocorreu entre 1966 a 1975 no Sul do Pará, numa batalha desigual entre combatentes revolucionários do PC do B e camponeses, contra as forças de repressão do regime civil militar imposto ao país com o golpe de 1964. Foi uma luta pela liberdade e pela democracia em nosso país, que desde então sua luta permanece contra o esquecimento e a falta de justiça por aqueles que as sequelas acompanham até os dias atuais. 40 minutos.

 

Ficha técnica:

Direção, roteiro, montagem – Dagmar Talga

Edição, arte gráfica – Deivid Eduardo Borges

Imagens: Dagmar Talga, Murilo Mendonça Oliveira de Souza, Janiel Divino de Souza

Trilha: Eduardo Paiva, Dagmar Talga

Produção: Murilo Mendonça Oliveira de Souza, Janiel divino de Souza, Dagmar Talga, Frei José Fernandes Alves, OP., Flávio Alves Barbosa, Vilma Ribeiro de Almeida, Jaqueline Vilas Boas Talga, Tiago Camarinha Lopes, Rafaela de Souza, Roberta Caiado.

Produção Executiva: Comissão Dominicana de Justiça e Paz do Brasil, Conferência Interprovincial Dominicana da América Latina e Caribe – CIDALC, CPT-TO, Núcleo de Agroecologia e Educação do Campo – GWATÁ , Universidade Estadual de Goiás – UEG, Frades Dominicanos Aragominas – PA. Realização: Comissão Dominicana de Justiça e Paz do Brasil e Essá Filmes

Araguaia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *